terça-feira, 27 de outubro de 2009

Carregador Universal para Telemoveis

A agência intergovernamental União Internacional de Telecomunicações (ITU, na sigla em inglês), deu luz verde para a criação e adopção de um carregador que funcione em todos os telemóveis, ou seja, um modelo universal que seja compatível como todos os aparelhos.



Depois de esta medida estar em vigor, qualquer pessoa pode carregar o seu telemóvel em qualquer parte do mundo, independentemente da marca e do modelo.

Para além de reduzir drasticamente o número de carregadores produzidos actualmente - que são diferentes consoante o modelo e a marca - esta iniciativa tem ainda o objectivo de diminuir o impacto ambiental que a produção e utilização de cada um destes aparelhos implica. Esta decisão faz parte do projecto de acordo que deverá ser assinado em Copenhaga, durante a Cimeira para as Alterações Climáticas, que decorre entre os dias 7 e 18 de Dezembro.

A nova norma irá ainda reduzir a energia consumida durante a carga. Estima-se uma redução de 50 por cento no consumo de energia durante os carregamentos, a eliminação de 51 mil toneladas de carregadores em desuso e a consequente redução de 13,6 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito de estufa a cada ano.

in Público

Sem comentários: