sábado, 7 de fevereiro de 2009

Iluminação Eficiente

A iluminação numa casa é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total da habitação, o que corresponde a uma emissão anual de 450 Gg de CO2.

A escolha da iluminação correcta é muito importante para um maior conforto e um consumo mais racional de energia, traduzindo-se numa redução do consumo de energia. O uso de lâmpadas tecnologicamente mais eficientes permite poupar dinheiro e preservar o ambiente.

Numa localidade existem vários pontos luminosos que consomem muito energia, mesmo quando não são precisos. No entanto já existem projectos capazes de controlar a quantidade de energia consumida de forma a que a utilização dos pontos luminosos seja feita de forma eficiente!

Os seguintes vídeos falam sobre alguns tipos de tecnologias para iluminação existentes no mercado e projectos de controlo de iluminação.

Iluminação Eficiente - parte 1



Iluminação Eficiente - parte 2


Actualmente é obrigatório a presença da etiqueta de eficiência energética nas embalagens das lâmpadas, como forma de distinguir as lâmpadas que são mais eficientes, do ponto de vista energético, das que são menos eficientes.

É preferível utilizar menos lâmpadas, mas com mais potência: uma lâmpada de 100 Watts consome a mesma energia que 4 de 25 Watts, mas produz aproximadamente o dobro da luz, no entanto a melhor opção é a utilização de uma lâmpada fluorescente compacta que com uma menor potência atinge o mesmo grau de iluminação.

A tecnologia LED é uma tecnologia ainda em desenvolvimento, no entanto é já considerada a energia do futuro devido à sua elevada eficiência. Para saber mais sobre LED clica aqui!

1 comentário:

esquilo_observador disse...

a lâmpada de iluminação da minha rua (única) ainda é de mercúrio... :(