domingo, 1 de fevereiro de 2009

Energia Nuclear

Apesar de ser uma energia sem emissões de CO2 será este tipo de energia sustentável, ou até mesmo rentável? Será que se pode colocar a questão da produção de energia deste tipo em Portugal?

Muitas são as opiniões acerca desta matéria, mas penso que no fundo, este tipo de produção de energia não seria nada rentável para o país. O nosso país tem todas as condições e mais algumas para produzir energia através de energias renováveis. Aliás, pode e deve fazer! São energias limpas e de razoável rendimento, em geral, se forem aproveitadas ao máximo!

O rendimento de uma fábrica de energia nuclear é de 33% o que significa que cerca de 67% correspondem a perdas de energia. Manter também, em funcionamento, uma fábrica deste tipo requer imensos custos pois, para além dos custos associados aos transportes e ao enriquecimento do urânio, são necessários custos de manutenção altíssimos, o que não se verifica, por exemplo, na energia eólica cuja manutenção é de relativo baixo custo.

Outra grande questão que se pode também pôr é sobre a localização de uma fábrica deste tipo? Onde se colocaria uma fábrica destas? Dentro das grandes cidades?? Todos sabemos o risco que esta traz quando há fugas de radioactividade!

A minha opinião é que Portugal deve continuar a produzir energia a partir de energias renováveis e pôr de parte a possibilidade de inclusão de uma fábrica de energia nuclear!

Para mais informações deixo-vos os seguintes vídeos do programa Biosfera.

Biosfera - Energia Nuclear - parte 1



Biosfera - Energia Nuclear - parte 2

Sem comentários: